Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK

Por uma Postura Ética, Segura e Legal em Ambientes de Interação Digital

Publicado em 14/06/2013 por apk. Categoria: Eventos, NEW.

Motivados pelo tema “a internet a serviço da sociedade”, alunos regulares conscientes da importância da cidadania e sua conexão com o Direito; egressos dispostos a compartilhar de modo voluntário o saber com a comunidade e; professores dinâmicos, capazes de tornar o que é norma e código acessível, aproximam cidadãos – entre eles, do Direito e de seu potencial social.

O meio para isso é o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão do Núcleo Experimental de Webcidadania da FADISMA. O objetivo, que no total abrange cerca de 50 pessoas da comunidade acadêmica, é que produzam cientificamente com base em problemas reais, propondo ideias viáveis com vistas na solução e, efetiva e colaborativamente, tenham atitudes em prol desse recurso.

Antes, porém, passam por uma espécie de estágio base, que compreende sensibilizações acerca de temas diversos. A primeira sensibilização teve o seguinte tema: Conversando Direito: Por uma Postura Ética, Segura e Legal em Ambientes de Interação Digital.

Quem conduziu a abordagem foram os professores convidados Iuri Lammel e Luciana Carvalho, ambos do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), e o professor da casa, Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo.
Iuri Lammel é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos temas: Web Semântica, Jornalismo Digital e Jornalismo Digital em Base de Dados, entre outros.

Luciana Carvalho é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, Jornalista e mestre em Comunicação pela mesma universidade. Atualmente atua como professora nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Possui vivência de mercado em diversas faces do jornalismo, entre elas a análise de redes sociais corporativas.

Wagner Augusto Hundertmarck Pompéo, Bacharel em Direito, formado pela Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES, é Advogado Especialista em Ciências Criminais, Graduando junto ao Programa Especial de Graduação – Formação de Professores para o Ensino Profissional e Técnico da UFSM, no Eixo de Direito, Gestão e Negócios, pela UFSM; Pós-Graduando em Gestão Pública pela UFSM e; Mestrando em Direitos Emergentes na Sociedade Global, com ênfase em Direitos da Sociedade em Rede, pela UFSM.

Os três interagiram e interligaram conceitos a exemplos no cenário de evolução da internet, ambiente real e virtual, ativismo, entre outros assuntos.

O debate foi acompanhado pela coordenação e co-coordenação do núcleo, nas pessoas de Andrewes Koltermann e Liana Merladete. A expectativa desses é de que os temas possam ser novamente abordados com o andamento das atividades. E adiantam: “todos estamos na expectativa pela parte prática do projeto, mas as sensibilizações que trazem um pouco da teoria são fundamentais para um alinhamento e contextualização de cenários”.

O próximo encontro do NEW é somente para os professores e egressos envolvidos no projeto e ocorrerá na próxima quarta-feira (19), às 17h30min, na sala 304. Alunos estão liberados do encontro presencial e ficam apenas com a tarefa de pesquisar informalmente e conforme a disponibilidade sobre os pontos já abordados.

No dia 21, às 17h, os alunos e demais envolvidos no projeto terão uma atividade focada na Desinibição com um ator convidado. No dia 22 próximo o grande grupo deve se reunir para um almoço de confraternização e integração. “A intenção é fortalecer os laços entre as pessoas que compõem o grupo. É o talento de cada um deles que fará a diferença na iniciativa e a união é um dos principais pontos pregados pela coordenação do programa. Acreditamos que na medida que todos forem se conhecendo melhor, ficarão cada vez mais à vontade para tecer opiniões, levantar ideias, trocar experiências e compartilhar conhecimento”, explica Liana Merladete.

Assessoria de Imprensa da FADISMA
Colaborou: Daniela Pozzobon
comunicacao@fadisma.com.br