Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK

Praça Dom Bosco recebe mateada em prol de sua melhoria

Publicado em 08/04/2014 por Bibiana Rabaioli Prestes. Categoria: Eventos.

O grupo de estudo e extensão do NEW, chamado “A Educação Jurídica, o Panorama Local e o Potencial de Inclusão a partir de Práticas Criativas e Inovadoras por meio do Lazer, do Esporte e do Entretenimento” está buscando trazer, nos vídeos gravados com moradores da região.

Uma das primeiras missões do grupo foi realizar uma varredura nas reclamações no site Nossa Santa Maria (www.nossasm.com.br), dadas como desafios, pelos munícipes. Eles diagnosticaram que a Praça Dom Bosco, localizada no Bairro Camobi, está em aparente abandono. Diante das circunstâncias, a praça foi selecionada como objeto de estudo de caso para efetiva ação em prol da mudança.

O grupo pretende alcançar o objetivo geral de ajudar a comunidade vizinha à praça a se mobilizar e, mesmo, a potencializar ideias em prol da melhoria. Eles ouviram depoimentos de moradores e buscam agora repercutirem seus anseios para que cidadãos ativos possam contribuir com a mudança da realidade atual.

No dia 5, às 10h, a Praça Dom Bosco recebeu seus vizinhos para uma mateada de conscientização. Até mesmo quem mora no outro lado de Santa Maria e conhece uma praça na mesma situação de abandono que a Dom Bosco, foi convidado a levar sua cadeira, seu chimarrão para compartilhar suas ideias. O objetivo foi trocar informação, conhecimento e fomentar atitude colaborativa.

A praça Dom Bosco fica em Camobi, à esquerda, após a segunda sinaleira da Faixa Nova (sentido: Centro – Camobi), próximo a rótula da UFSM.

Convidamos você acessar a fanpage da FADISMA, assistir e compartilhar os depoimentos com seus amigos!

Os links estão por aqui:

http://youtu.be/gpLTL0OKOsc
Pablo Henrique Krug

http://youtu.be/SukH_hAz0y4
Enio Antônio Bortoluzzi

http://youtu.be/le9u9CejkU4
Victório Venturini

http://youtu.be/DPFd6JFs_6Q
Helio Cardoso

Na ocasião da Mateada, os Coordenadores do NEW, Andrewes Koltermann e Liana Merladete, e a Professora articuladora do eixo, Carolina Suptitz estiveram acompanhando os alunos durante toda a manhã de sábado. A Professora Carolina coordenou a mini audiência e suas etapas, lançando mão dos ensinamentos da Justiça Restaurativa e da Comunicação Não-violenta, temática que foi inserida no período de adaptação/formação dos ativistas do NEW.

Uma das ideias apontadas e que deve ser foco próximo é a constituição de uma Associação de Moradores para cuidar da praça. Além do mais, os moradores confirmaram presença na audiência pública que ocorrerá no dia 28 desse mês, na Câmera Municipal de Vereadores.

Dando sequência às ações de fechamento do ciclo Experimental do Núcleo de Estudos em Webcidadania, alunos do eixo “As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando cidadãos do Direito”, gestionado pelo Professor Wagner Pompéo, realizarão amanhã (08) uma ação de conscientização na cidade.

Juntamente com a coordenação do Núcleo, eles serão, por um dia, agentes morais da campanha Multa Moral – Priorize o Respeito, que tem como objetivo fiscalizar e chamar atenção de cidadãos desatenciosos que estacionam seu veículo na vaga para pessoas portadoras de necessidade especial, entre outras infrações.

Engajados na luta, eles irão orientar e informar os munícipes sobre as leis de acessibilidade que todo individuo deve saber e seguir. Eles percorrerão alguns pontos da cidade, nos horários compreendidos das 12h às 14h e das 17h às 18horas.

Todo esse empenho e dedicação dos alunos e professores em busca de uma Santa Maria melhor será apresentado em uma audiência pública, que ocorrerá, como já citado anteriormente, no dia 28 de abril. Durante a audiência os alunos irão relatar gargalos nas searas de acessibilidade, saúde, cultura e segurança.

Importante: Em caso de chuva a ação da Campanha Multa Moral será transferida para uma outra data a ser definida.

Coordenação de Comunicação
comunicacao@fadisma.com.br