Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK

Apresentação Pública Extraordinária do NEW

Publicado em 02/05/2014 por Bibiana Rabaioli Prestes. Categoria: Eventos, NEW.

Por uma Santa Maria melhor: dos direitos aos deveres, a colaboratividade e valores sociais em rede.

O Núcleo Experimental de Webcidadania (NEW) da FADISMA surgiu no início do ano passado. Ele nasceu com o objetivo de fomentar a transformação social a partir das tendências do mundo globalizado e com vistas na concretização efetiva do tripé conhecimento, tecnologia e Direito.

Ontem (28), pouco mais de um ano depois, o NEW encerrou seu ciclo experimental. Para legitimar o trabalho de pesquisa e extensão e socializar o processo de envolvimento e dedicação dos eixos de trabalho, a Instituição realizou uma apresentação pública na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento aconteceu das 14 horas até 18h. Tratou-se de uma espécie de Audiência Pública Extraordinária. O tema do evento foi “Por uma Santa Maria melhor: dos direitos aos deveres, a colaboratividade e valores sociais em rede”.

O Núcleo é Coordenado pelos Professores Andrewes Koltermann e Liana Merladete, Gerente de Projetos e Coordenadora de Comunicação da Faculdade, respectivamente, e, cada eixo, acompanhado de perto por professores articuladores: Candisse Schirmer, Carolina Suptitz, Olinda Barcellos, Marcelle Louzada, Wagner Pompéo, Viviane Coitinho e Luciana Mânica.

Candisse Schirmer trabalha “A Educação Jurídica no Contexto Local pelo Aspecto da Cultura”, que tem como bandeira Pesquisa, Mobilização e Sensibilização em prol da Importância/Cumprimento e Formação de Professores no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do grupo é a formação e o aprimoramento acerca do ECA para professores de escolas públicas no município de Santa Maria. Eles, inclusive, trabalharam num projeto piloto, junto à Escola Marista Santa Marta, sensibilizando cerca de 90 professores.

Carolina Suptitz cuida do eixo “A Educação Jurídica, o Panorama Local e o Potencial de Inclusão a partir de Práticas Criativas e Inovadoras por meio do Lazer, do Esporte e do Entretenimento”. Esse grupo empenhou-se em fazer uma varredura nas reclamações do site Nossa Santa Maria, dadas como desafios pelos munícipes, elegendo a Praça Bom Bosco, como objeto de estudo de caso. Eles mobilizaram a comunidade a fim de potencializar as suas mobilizações e reivindicações. Na Câmara Municipal eles apresentam o resultado da sensibilização que serviu para reunir ideias que contribuirão para o estímulo organizacional da comunidade e para o incentivo à revitalização, entre outras questões.

Olinda Barcellos e Marcelle Louzada cuidam do eixo “Segurança e Meio Ambiente com Cidadania: Uma perspectiva local na identificação dos gargalos, na resolução e na prevenção dos conflitos”. Esse grupo optou pela bandeira do levantamento de dados referente às lesões corporais e homicídios que acontecem no trânsito de Santa Maria, com vistas no mapeamento das maiores incidências, para, com base nos resultados, propor uma campanha de reeducação.

10314666_732763286747225_1304469129390357992_nO eixo “As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando Cidadãos do Direito”, elegeu como bandeira a Acessibilidade. Gestionado pelo Professor Wagner Pompéo, o objetivo do grupo foi analisar teoricamente a matéria e, a partir disso, efetuar um diagnóstico da acessibilidade nos prédios públicos de Santa Maria. O tema é tão complexo que o dossiê realizado pelos integrantes será apontado futuramente. Mas os integrantes apostam na prática e na produção científica, sendo os criadores da campanha Multa Moral – Priorize o Respeito. Os jovens foram agentes morais e foram às ruas, aplicando multa moral junto a infratores.

Outro eixo do NEW é o da saúde, denominado de “Dos Direitos Fundamentais às Políticas Públicas: A Saúde, seu Contexto e Situação Local”. Esse, gestionado pela Professora Viviane Coitinho, buscou mapear as unidades de saúde locais, optando pelo viés da extensão a partir da constatação de que a saúde pública não é só um problema em âmbito nacional, mas também na esfera local. O grupo fará uso da arte para classificar seu ativismo e pretende mobilizar a sociedade com fatos e argumentos sustentados por eles.

A professora Luciana Manica contribui difundindo o capital intelectual do Núcleo, destacando o poder do mais importante ativo da cidade, o conhecimento.

A Apresentação Pública foi uma promoção do Núcleo Experimental de Webcidadania e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. A FADISMA contou com a presença de alunos, professores e egressos, além de munícipes interessados em ações colaborativas em prol das transformações sociais positivas.

Na oportunidade, o Núcleo deixou de ser experimental para tornar-se permanente e os seus membros foram certificados pelo ciclo experimental.

O vereador João Ricardo Vargas acompanhou a solenidade como representante incentivador da Comissão proponente.