Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK

A IMPORTÂNCIA DA CULTURA

Publicado em 17/10/2016 por Gestor de Conteúdo. Categoria: Sem categoria.

Fonte: http://www.sociologia.com.br/a-cultura-sob-o-ponto-de-vista-da-sociologia/

Sabe-se que a nossa Constituição Brasileira versa de forma muito breve sobre o direito à cultura, na Seção II, Título VIII, mais especificamente nos artigos 215 e 216. Além disso, o Ministério da Cultura (MinC) foi alvo, recentemente, de propostas que visavam extinguir sua autonomia.

Isso é lamentável haja vista a complexidade e importância da cultura para qualquer povo. Talvez muitos de nós nem sequer imaginemos a amplitude deste tema. É válido destacar que ainda não existe uma definição capaz de abranger todas as conceituações possíveis de cultura.

Ainda em meados de 1800 o antropólogo britânico Edward Tylor[1] tentou definir o vocábulo inglês culture: “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

É importante atentar para a importância da cultura e compreender seu sentido para que não sejam gerados preconceitos (etnocentrismo) em relação a culturas distintas da nossa. Afinal, é muito comum julgarmos diferente e discriminar o que não nos é usual.

Isso acontece, muitas vezes, mais perto do que pensamos. As tribos indígenas que habitam nossa cidade são um exemplo válido de quem sofre preconceitos diários apenas por ter não ter uma cultura igual a nossa. Tal situação é inadmissível e necessita de uma mudança de consciência de todos os cidadãos, inclusive os santa-marienses.

“A nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isto, discriminamos o comportamento desviante” Roque Laraia[2]

[1] LARAIA, Barros, Roque de. Cultura: um conceito antropológico. Zahar, 1986-08-01. P.19.  VitalSource Bookshelf Online.

[2] LARAIA, Barros, Roque de. Cultura: um conceito antropológico. Zahar, 1986-08-01. P. 50. VitalSource Bookshelf Online.

 

Ingra Etchepare Vieira

Aspirante ativista