Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK

Somos

Na Educação, a aprendizagem colaborativa, seja recurso ou estratégia, coloca os membros de uma comunidade de um modo que eles possam contribuir com seus conhecimentos. Nesse caso, o processo de ensino e aprendizagem não está somente envolvendo a ligação professor e aluno, mas sim todos aqueles que fazem parte de um grupo.

O projeto Nossa Santa Maria tomou forma e ganhou esse viés. Aqui você pode conhecer o resgate de sua história. E no presente espaço pode compreender como hoje contribui sendo parte de um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão do Núcleo Experimental de Webcidadania (NEW) da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), que reúne alunos regulares conscientes da importância da cidadania e sua conexão com o Direito; egressos dispostos a compartilhar de modo voluntário o saber com a comunidade e; professores dinâmicos, capazes de tornar o que é norma e código acessível, motivados pelo tema “a internet a serviço da sociedade”.

Eles aproximam cidadãos – entre eles, do Direito e do seu potencial social. Enquanto participantes trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos ou construídos e interagem para criar um conhecimento compartilhado.

O “Nossa Santa Maria”, organizado hoje pelo NEW, visa, primeiramente, disponibilizar uma ferramenta de participação cidadã aos munícipes da cidade, que possibilita a inserção e publicação de desafios locais de forma georreferenciada.

Mas, mais do que isto, o Projeto visa compartilhar os anseios da comunidade, utilizando as ferramentas de mídias sociais num processo de colaboração e difusão das ideias, possibilitando a discussão e debate em prol de alternativas com vistas na melhoria e a concreta solução de dificuldades sociais justamente pela análise dos estudantes da Faculdade diante das problemáticas destacadas.

Por meio de um blog e de uma Revista Online, o projeto tem o intuito de refletir, discorrer, confrontar teorias e práticas, compreendendo, sob o aspecto jurídico, os desafios lançados/publicados na ferramenta.

Com esse suporte e outras ações planejadas e executadas pelo próprio Núcleo, os professores, estudantes e egressos envolvidos, buscam a conscientização da população lançando mão, em estágio posterior, da aplicação de ações de “ativismo criativo”, que resultarão, na sequência, em reivindicações juntos aos órgãos competentes, sejam elas através de articulações com o poder público ou denúncia a instituições correspondentes aos problemas analisados.

O pensar local e o agir global “conversam” nesse cenário, anunciando uma perspectiva colaborativa de um futuro promissor. E você é parte essencial. Vamos juntos?