Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK

3ª Turma (2016)

Ana Carolina Lovato
Sempre buscou, através do Direito, sua futura profissão e, hoje, graças do NEW e as oportunidades ofertadas pela FADISMA, ajudar as pessoas. Ela diz estar colocando um sonho em prática. Considera-se uma amante da pesquisa e produção científica, pois tem experiência na escrita e apresentação de artigos científicos em eventos de diversas instituições de ensino superior. É persistente, responsável e perfeccionista. Convive bem em grupo e tem facilidade para falar em público. Espera, um dia, ser juíza e docente. “Sonho com uma Santa Maria composta por cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, com mais oportunidade e voz às pessoas oprimidas e excluídas da sociedade, com mais segurança e educação para as nossas crianças e jovens. No Direito, adoro pesquisar e abordar os temas relacionados a Direitos Fundamentais, Sociais e Humanos e pretendo abordar essas temáticas e colocá-las em prática através da plataforma Nossa Santa Maria e do projeto do meu grupo no NEW”.
Andressa Lages Irigaray
Me apaixonei pelo Direito a partir do momento em que percebi que o curso pode e vai muito além das leis, códigos, da sala de aula como um todo”. É sob esse preceito que a jovem utiliza o o aprendizado no curso para tentar mudar um pouco da realidade local, condição essa que a deixa mais realizada. “Sigo neste curso, justamente por isso, para quebrar paradigmas e mostrar para a sociedade que o Direito pode fazer a diferença e mudar a nossa realidade local de forma que abranja todas as deficiências da nossa sociedade local”, diz Andressa, também apaixonada pela vida, pela natureza, pelas pessoas, especialmente os animais. O que a deixa inteiramente feliz é poder ajudar as pessoas, proteger de uma forma ou de outra os animais, enfim, ajudar de alguma forma. “É exatamente isso que eu desejo fazer pelo resto da minha vida, em prol de uma sociedade mais justa, repleta de muito amor”.
Ariel Arigony Eguilhor
Sou um jovem no início de uma nova geração. Sou parte de uma sociedade brasileira permeada pelo antagonismo ético político, pela desigualdade de classes e pela descriminação étnica e cultural. Sou movido por sonhos e acredito que as pequenas atitudes possam fazer diferenças no mundo, influenciando, mesmo que minimamente, mudanças na sociedade brasileira. Sou um estudante de direito que acredita no poder das ideias e das palavras. Sou um otimista em busca de uma sociedade justa, onde as minorias tenham voz e vez no atual cenário brasileiro. Sou um ser humano indignado com as injustiças do mundo e que tenta lutar por uma sociedade melhor. Enfim, sou um jovem que faz parte do todo. “Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo então somos companheiros” (CHE GUEVARA)
Arthur Marques Teixeira
Ele, que é atuante e participativo nas mais diversas ações e projetos intelectuais e socialmente responsáveis, traz valores como honestidade, responsabilidade e humildade de berço e fortalecidos durante o passar dos anos. Busca com o curso de Direito formas de disseminar mais igualdade, respeito e empatia entre os membros da nossa sociedade.
Bruno Torbes
Também acadêmico do curso de Direito, Bruno é empático, sensível e solidário às mazelas do mundo. Luta “por um amanhecer mais acessível e menos desigual, por um dia em que as pessoas não apenas convivam, mas também sejam capazes de compreenderem e amarem umas às outras, por um anoitecer em que todos tenham um lugar para voltar e por uma noite em que todos possam abrigar-se no alento de suas famílias e assim as possam chamar”.
Gasparino Côrrea
Jovem articulador, inquieto e, por vezes, impulsivo. Otimista por essência e realista por experiência, resume, impacta, influencia e emociona todos em sua volta.
Ingra Etchepare Vieira
Acredita que a vida só tenha sentido se formos capazes de fazer a diferença na vida de alguém. Então, quando procura encontrar razões para essa existência, logo vem a sua cabeça o amor e a ajuda ao próximo. “Por isso escolhi o Direito. Acredito nele enquanto meio de eu conseguir fazer a diferença na vida das pessoas, mesmo que de forma singela”, diz a jovem que ainda completa: “Se um dia eu tiver a certeza que mudei a vida de pelo menos uma pessoa já terei certeza de que tudo valeu a pena. E justamente com a oportunidade única que eu tive esse ano de participar do NEW, eu almejo além de aprendizado e crescimento pessoal e acadêmico, a possibilidade de tentar mudar um pouco a sociedade, começando pela nossa cidade”. Ingra diz que isso se torna muito mais valioso por saber que têm ao seu lado, no NEW, pessoas maravilhosas que anseiam, assim como ela, por mudanças.
Jéssica Goulart Portella
Sempre escutou que nós não podemos apenas existir, mas sim viver intensamente, nunca desistir em um obstáculo, no entanto buscar enfrentá-lo para poder aprender com este e lutar, não só por si, mas pelos outros também e, assim, fazer a diferença. É com essa motivação que Jéssica é um guria, como ela mesmo define, que saiu de Uruguaiana com o mate na mão para poder viver e realizar o sonho de cursar Direito e desta forma alcançar seus objetivos e se tornar uma delegada. “O NEW me concedeu a possibilidade de realizar a diferença dando voz e maior visibilidade a quem não tem e também me proporcionou sonhar por uma Santa Maria melhor”.
Lauren Nicolli
Estudante de Direito e apaixonada pelo curso. Comunicativa, divertida, metódica, inquieta com questões sociais e com a mente aberta para novas ideias e invenções.
Luiz Guilherme de Souza de Soares
Um jovem estudante de Direito, no último da graduação que desde o inicio da faculdade entende a importância de ultrapassar as barreiras da sala de aula e dar um retorno à sociedade, “eis que tenho meus estudos financiados pelo PROUNI, tenho o dever de contribuir de alguma forma para tornar o mundo um pouco melhor do que encontrei”, destaca. Seu maior sonho é ser feliz, fazer o que gosto e conhecer lugares novos, sempre ajudando o próximo. Tem facilidade em fazer novas amizades e em lidar com situações que envolvam resoluções de problemas. “Sou observador, porém gosto de me manifestar, gosto de estabilidade, contudo detesto rotinas. Minha realização profissional é me tornar advogado e professor e de certa forma fazer a diferença”.
Mainara da Rosa Damm
Acadêmica do 3º Semestre do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), única no grupo na seara, aliás, sonha e acredita que, a partir de um olhar empreendedor e de boas ações, podemos contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais humana, “Uma vez que não nos cabe julgar algo que desconhecemos, mas buscar o conhecimento necessário para nos tornar verdadeiros cidadãos”.
Mateus Graciano
Acha muito difícil se descrever e falar quem é. Se considera uma pessoa muito preocupada com os outros e que muitas vezes coloca os interesses destes em frente aos seus. Isso porque é um sonhador que almeja muitas coisas na vida, algo que, também o preocupa, especialmente, caso não consiga alcançá-las. Acredita também que assim como um floco de neve faz diferença em uma avalanche. As atitudes de cada um mudam o percurso da sociedade.
Ritielle Brasil de Oliveira
A acadêmica de Direito pensa que nossos pequenos atos influenciam e auxiliam a comunidade. Na vida Faculdade, começou há pouco tempo ser participativa nos projetos fora de sala de aula, devido às atividades da vida pessoal e a escassez do tempo. Isso, contudo, não tirou a intensidade e dedicação dela. Pelo contrário, o anseio de fazer algo para auxiliar os seus semelhantes a fez sair da zona de conforto. “Busquei, primeiramente, projetos voltados à pesquisa. E, logo depois, a extensão. Queria algo que me possibilitasse o trabalho em grupo e com a sociedade, me encontrei no NEW! Sou observadora quando estou em um cenário novo. Gosto de analisar situações e pessoas. Tenho espírito de liderança, pois, desejo sempre que os objetivos de trabalho sejam cumpridos da melhor forma. Adoro conversar, olhar nos olhos das pessoas. Sobretudo, gosto de ouvir histórias reais.
Sabrina Cielo Ciliato
Prezo muito os valores que trago de berço, como a honestidade, a humildade, verdade e ética. Tenho o incessante desejo de ajudar as pessoas que de alguma forma não tiveram oportunidades e, por consequência, lhes faltam condições dignas para viver. Trago isso como um fator motivador, aliado ao curso de Direito que se faz nobre na sua função social como um todo.
Taiana Bonifácio
Acadêmica de Direito e apaixonada pelo curso. Me considero muito humana, extremamente alegre, tímida, porém comunicativa. Dona de um coração gigante, acredita que "o essencial é invisível aos olhos".