Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK

FADISMA, mais uma vez, engajada na Campanha de Responsabilidade Social ABMES

Publicado em 13/09/2015 por Gestor de Conteúdo. Categoria: NEW.

dsc_0139-2A Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) abriu inscrições para que as Instituições de Ensino Superior (IES) cadastrem asatividades que serão oferecidas à comunidade durante a 11ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que ocorre entre 14 e 19 de setembro em todo o País. A estimativa é que a campanha ultrapasse a marca de 1,3 milhão de atendimentos nesta edição. E a FADISMA, como não poderia deixar de ser, não só já realizou sua inscrição, como, neste final de semana, mais precisamente, dia 12, deu start às atividades numa belíssima ação social.

Núcleo de Estudos em Webcidadania, de Segurança Cidadã, de Prática Profissional e Empreendedorismo, de Direito Ambienal e Urbanístico, além do grupo Rondon FADISMA, passaram toda tarde com a comunidade da Escola Marista Santa Marta.

Parceira a longa data da Faculdade, em especial do NEW, que atuará nos próximos meses junto da disciplina de Protagonismo Social, com o seu eixo de Acesso à Educação, a Escola de Ensino Fundamental e o Centro Social Marista Santa Marta integram a Rede Marista, hoje presente em mais de 82 países e com quase 200 anos de atuação mundial. Instalada no bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria, a escola foi fundada em 1998.

Junto com o Centro Social, fundado em 2001, são a concretização dos sonhos de São Marcelino Champagnat: oferecer uma educação de qualidade a crianças e jovens, preferencialmente aos mais necessitados. Atualmente, atende gratuitamente cerca de 900 estudantes da Educação Infantil à 8ª série do Ensino Fundamental, e Turno Inverso.

No sábado (12), as atrações que a FADISMA levou, a esse exemplar espaço que converge com o nosso propósito de Educar Sempre, levaram o nome de Nossa Santa Maria é mais Nova Santa Marta, e consistiram em:

 

  • Webcidadania e Segurança Cidadã pelo Não à Redução: Membros do Núcleo de Estudos em Webcidadania, do Eixo Acesso à Educação, da FADISMA, junto de representantes do Núcleo de Segurança Cidadã da mesma IEs, recepcionaram pais e jovens na chegada à Escola, para abordagem em prol de respostas de um questionário focado na importância da Educação em prol da transformação social.
  • Oficinas de Gestão do Orçamento Familiar e Reaproveitamento do Lixo – Reciclagem e Compostagem e Introdução à Importância do Meio Ambiente: ministrada por estudantes rondonistas e pelo Professor Matheus Perobelli, coordenador do Núcleo de Direito Ambiental e Urbanístico, atenderam dúvidas e renderam novas perspectivas aos moradores da região.
  • Os sentidos da Educação em Desenho, Texto e Arte: Enquanto os pais e interessados curtiam as palestras, um nicho de estudantes do Núcleo de Estudos em Webcidadania ficou responsável pelas crianças de 06 a 14 anos, fazendo uma explanação sobre a importância da Educação e da mesma enquanto Direito. Após essa exposição e bate-papo, um nicho, de 06 a 10, foi solicitado a desenhar o significado, para eles, da Educação. Em outra parte da sala, os de 10 a 14 foram demandados a escreverem uma frase slogan sobre o que significa a Educação para eles. A atração foi tão interativa que crianças e jovens não abriram mão de desenhar. Os desenhos estarão expostos de 14 a 19 no hall da Faculdade de Direito de Santa Maria. Vale conferir!
  • Problema ou Desafio? O que tem na Santa Marta? O Professor Andrewes Koltermann coordenador do Núcleo de Estudos em Webcidadania, e o Professor Eduardo Pazinato, coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã, sensibilizaram a comunidade acerca do papel webcidadão, falando sobre projetos da Faculdade e, sobretudo, compreendendo a dinâmica da região para ações futuras e colaborativas.
  • Comunicação não-violenta pela Cultura da Paz: Palestra Motivacional com o Egresso Juarez Fernandez, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria, com aporte e contribuição da Professora Isabel Cristina Martins, co-coordenadora do Núcleo de Segurança Cidadã.

 

Mais fotos: Uma cobertura fotográfica com os principais momentos está na Fanpage da Instituição. Confira o álbumaqui!