Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK

Núcleo Experimental de Webcidadania lança edital para programa de ensino, pesquisa e extensão

Publicado em 30/04/2013 por apk. Categoria: NEW.

O Núcleo Experimental de Webcidadania é uma novidade na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).  Estudar, debater e promover o diálogo sobre o tema “a internet a serviço da sociedade”, a partir dos mais diversos segmentos onde o Direito tem papel atuante ou, no mínimo, poder reflexivo e de argumentação, é o principal objetivo.

Professores, egressos e alunos deverão trabalhar, tanto no ensino, pesquisa e extensão, nas searas da cidadania, educação, cultura, meio ambiente, esportes, turismo, saúde, segurança, urbanismo etc. Todas linkadas com o Direito.

No fim da tarde de ontem, os professores Andrewes Koltermann e Liana Merladete lançaram o edital, disponível neste link: http://www.fadisma.com.br/website/?f=edital&IDF=191. Alguns alunos, professores e egressos prestigiaram a apresentação do programa e da mecânica de trabalho proposta.

Koltermann, coordenador do núcleo, explicou que o núcleo visa compreender como as transformações do mundo afetam a forma de relacionamento das pessoas, o enfrentamento e a luta pelo questionamento e cumprimento das leis e, como estas podem trazer/fazer mudanças sociais de forma a não invadir o espaço de outros e/ou consequentemente ferir a Constituição, especialmente resgatando, cobrando e lembrando a todos quanto aos seus direitos e obrigações enquanto cidadãos.

ATENÇÃO: As inscrições se estendem até o dia 10 de maio de 2013, na Secretaria Geral da FADISMA, de forma presencial, das 8 às 12 horas e das 14 às 21 horas, mediante preenchimento da ficha de inscrição. São 26 vagas para alunos da FADISMA, 7 para professores e 6 para egressos.

Liana explicou que o termo webcidadania é usado para definir a mobilização da sociedade, por meio das redes sociais e de outras ferramentas online, na vida pública de um país. “Ou seja, usar os recursos da internet para, por exemplo, sugerir projetos de lei, cobrar dos políticos o que eles estão fazendo, entre outras reinvidicações”.

“Mas na FADISMA o mais importante é que estamos falando de Educação, de Cidadania e de Direito. Do ponto de vista global, iniciativas na web sem vínculo partidário ajudam o cidadão a participar da vida pública e a fiscalizar direitos e deveres. E nossos estudantes deverão ser protagonistas nesse cenário, produzindo cientificamente, mas fazendo uso de ferramentas sociais de seu tempo. Hoje, são ferramentas digitais que invertem o eixo da participação na vida pública: de simples receptores das mensagens, noticiários, repercussões e, por que não, conteúdos trabalhados em sala de aula, no caso de alunos, os cidadãos passam a ter voz ativa e mais que isso: fomentam a transformação”, detalha ela.

Koltermann coloca que com o NEW mestres viram facilitadores, alunos co-autores e a presença dos egressos torna a experiência também muito rica.

Mais informações sobre o NEW podem ser encontradas neste link: http://www.fadisma.com.br/website/?f=new.

É importante que os interessados confiram o edital e, no caso de dúvidas, a Comunicação e a Gerência de Projetos, no térreo da Faculdade, estarão à disposição para sanar pessoalmente.

Liana Merladete / Dois Agência de Conteúdo
comunicacao@fadisma.com.br