Vista do Ed. Taperinha

Vista do Ed. Taperinha

Foto: APK
FADISMA

FADISMA

Foto: APK
Av. Rio Branco

Av. Rio Branco

Foto: APK
Av. Nossa Senhora das Dores

Av. Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Foto: APK
Estação Férrea de Santa Maria

Estação Férrea de Santa Maria

Foto: APK
Centro Marista de Eventos

Centro Marista de Eventos

Foto: APK
Rua Marechal Floriano Peixoto

Rua Marechal Floriano Peixoto

Foto: APK

Você já foi responsável pelo bem estar de alguém hoje?

Publicado em 06/10/2015 por Gestor de Conteúdo. Categoria: NEW.

Essa pergunta é do Núcleo de Estudos em Webcidadania (NEW), da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), mais especificamente do Eixo de Direito ao Lazer, atualmente focado na integração entre os acadêmicos da Instituição e, especialmente, no fomento de causas importantes na Nossa Santa Maria.

Com semanas temáticas escolhidas de acordo com datas comemorativas, como, por exemplo, dia do biólogo, do idoso, da criança e do professor, os estudantes vão além de intervalos estendidos, lanche e música em semanas intercaladas. Eles disponibilizam dados coletados como um raio-X de Santa Maria acerca de temas específicos e tentam, sempre, fazer conhecer uma organização local e contribuir.

A primeira causa abraçada foi a do Criadouro Conservacionista São Braz, para onde o grupo levou mais de 30 outros discentes da Faculdade para conhecer o ambiente e, sobretudo, ter uma aula de Educação Ambiental, bem como fomentar o auxílio individual e enquanto grupo à causa. Aliás, há um movimento na IEs em prol de apoio jurídico. O pessoal vai sistematizar um projeto e tentar viabilizar. Legal, né?

A combinação é de lazer e conhecimento. E, representa fazer mais e diferente sob a ideia de fazer e espalhar o bem.

 

PRECISA-SE DE AJUDA!

Agora, essa galerinha precisa de uma super ajuda e você não vai ficar de fora, vai? Sob a ideia/campanha #doeseudia, eles organizam uma mobilização em prol da aquisição de itens que são fundamentais aos idosos que vivem no Lar das Vovozinhas e têm duas caixas na Faculdade para o depósito – uma no hall e outra no subsolo 2. Ocorre que essas caixas ainda estão praticamente vazias, mesmo com essa galerinha sensibilizando os colegas em sala de aula e pelos corredores e intervalos.

Então, o pedido da hora é para cada um que ler essa matéria faça a doação de algum item de higiene íntima, como sabonetes, pasta de dentes e, ainda, fralda geriátrica tamanho G. E tem mais: apoiando o Eixo de Acesso à Educação, também do NEW, que atua junto à Escola Marista Santa Marta, a ideia é também arrecadar brinquedos novos ou em condições de uso para incrementar a brinquedoteca para as crianças.

Em resumo: tem coisa mais bacana que experiência e expectativa, características tão marcantes, respectivamente, nos velhinhos e nos pequenos?

Quando o NEW conquistar doações suficientes a ideia é, no Lar das Vovozinhas, fazer uma entrega em ritmo de festa, onde todos discentes, docentes e funcionários que envolverem-se com a causa poderão participar. No caso dos pequenos, o Eixo de Acesso à Educação, que hoje trabalha protagonismo e transformação social, com a contribuição do Eixo Direito ao Lazer, vai deixar mais uma semente por lá.

Vai ficar parado ou vai ajudar?  #doeseudia